Home  > 

Medicina e Utopia - Um raro e feliz encontro
Nesta conferência, proferida para alunos e professores da faculdade de Letras do Porto, é apresentada uma relação “adivinhada” entre a medicina, encarada em sentido amplo desde Hipócrates, e uma forma utópica de estar na Natureza viva. A esta relação não é alheio o conceito de archeobiologia apresentado noutros trabalhos publicados.

Os Cuidados Paliativos
Conferência nas I Jornadas de Bioética do Funchal, da Universidade Católica Portuguesa – 19 de Março de 2005.
Discute-se a situação portuguesa no que se refere a cuidados paliativos a partir do conceito que a OMS apresentou sobre estes cuidados e da história recente da sua criação no Reino Unido, por Cindy Saunders.
Faz-se um apelo às Misericórdias e IPSS para que se lancem com dedicação e entusiasmo na criação de cuidados paliativos domiciliários e institucionais, em parceria com os Centros de Saúde e o apoio das unidades já existentes no Porto e em Coimbra.


Eutanásia - (2009) «O valor da vida merece de todos o mesmo respeito» In Stella(n.º 641) Conferências «Células Estaminais – o nó do problema ético». Conferência proferida na Academia das Ciências em Lisboa, a 5 de Janeiro de 2006. «Ética na Saúde». Conferência proferida no Congresso de Saúde do Nordeste, em Outubro de 2006. «O médico e a medicina na criação literária, histórica, artística e na produção filosófica e cultural. O Caso português». Conferência proferida no Colóquio Internacional «A medicina na era da Informação», a 17 de Outubro de 2008 na Faculdade de Medicina da Baía (Brasil). «Bioética global e responsabilidade global. O contributo de Potter». Conferência Proferida no V Encontro Luso-Brasileiro de Bioética, que decorreu na Universidade Católica Portuguesa nos dias 3 e 4 de Julho de 2008. «Nascimento , apogeu e crise da Bioética». Comunicação à Academia das Ciências de Lisboa. 2 de Outubro de 2008.


Dor Múltipla- A Dor e a Dignidade Humana
Comunicação apresentada no Simpósio intitulado “Dor Múltipla” organizada pela COFANOR. Reflecte sobre a relação entre dor, sofrimento e dignidade humana, salientando como a dor foi usada como meio de controle uns homens sobre outros homens e como a relação dor/sofrimento pode ser enriquecida.

O adeus a Hipócrates – ou talvez não!
Reflexão breve sobre o exercício da medicina no mundo actual muito dependente das tecnologias. Propõe uma articulação e complementaridade entre ética de princípios e ética de virtudes.
Apela para a criação de Comissões de Ética para a Medicina Geral e Familiar.

Células Estaminais Provenientes de Seres Humanos
Comunicação a um debate organizado pela Faculdade de Direito de Coimbra.
Apresenta os argumentos essenciais para a preferência pela investigação com células matrizes (stem cells) colhidas em adultos em detrimento do uso de embriões.


Ética e direitos da família: os ouvintes e a criança surda
Trabalho a ser publicado um dia num livro organizado por uma Associação de protecção das crianças com deficiência auditiva.
Comenta as responsabilidades da Família e da Sociedade Civil.

Ética em Medicina Hospitalar
Comunicação feita a uma Jornada de Medicina Interna sobre as características peculiares da ética médica em ambiente hospitalar.

Nuffield Council of Bioethics
Critérios a respeitar para a Investigação Cientifica em Seres Humanos.



Eutanásia: a controvérsia no Conselho da Europa
Comunicação apresentada à Academia das Ciências de Lisboa e que será, um dia, publicada nas “Memórias”.
Trata em profundidade a controvérsia gerada no Conselho da Europa pela aprovação da lei holandesa.

O genoma humano na perspectiva internacional
Participação em debate organizado pela Assembleia da República sobre o posicionamento internacional relativo às descobertas na área da genética humana e as suas implicações éticas, legais e sociais.

O Genoma Humano – Património da Humanidade
Pequena nota sobre a aprovação da Declaração da UNESCO sobre o genoma com património da humanidade.

Opinion on the Ethical Aspects of Health Care of Patiennts at the of Life
Trata-se da versão inglesa do relatório e parecer elaborado para o Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida.
Há uma versão mais resumida publicada "Medicine and Law" em 1999.
Discutem-se as diversas opções médicas face a um doente terminal.

Apresentação do livro “Do outro lado da bata”
Faz um comentário crítico ao primeiro livro de uma autora, médica, salientando o seu estilo de comunicação atenta com os que a vieram a ler.

A célula matriz: que promessas terapêuticas
Texto de uma comunicação nas X Jornadas de Medicina Gastrenterológica na qual são apresentadas as potenciais capacidades terapêuticas das células matrizes em especial as colhidas no adulto e das células progenitoras dos diversos órgãos. Publicado em Cadernos de Bioética, Ano XVI, nº 37, Abril/2005


« voltar