Home  > 

A Deficiência e a Reabilitação no Cinema - Conviver com a diferença
Palestra de introdução à prospecção de um filme de David Lynde, num ciclo de cinema organizado pelo Serviço de Fisioterapia do IPO – Norte sob o título geral “A deficiência e a reabilitação no Cinema”. É uma tentativa de ajudar à leitura de um filme estranho e perturbador.


6th European Congress on Menopause - Economy versus Quality of Life
Texto apresentado em Bucarest em sessão plenária do 6º Congresso Europeu sobre Menopausa no qual se analisa a ética de atribuir recursos financeiros não para tratar uma doença mas apenas para melhorar a qualidade de vida.

O Hospital na Vida do Homem - Comemoração do 25º Aniversário do Hospital S. João
Palestra proferida na Sessão Comemorativa dos 25 anos do Hospital de S. João sob a presidência do General Ramalho Eanes. Discorre sobre o homem, a doença e o cuidado numa perspectiva antropológica e ética.

IX Jornadas de Medicina Gastrenterológicas a Sul do Douro
Conferência nas Jornadas de Medicina Gastrenterológica a Sul do Douro sobre a reforma da prestação de cuidados de saúde pelo Clínico Geral / Médico de Família.

Colóquio Anual Comemorativo do 15º Aniversário - O futuro do Sistema de Saúde
Palestra de encerramento de um colóquio organizado pela Associação Portuguesa de Seguradores em que é explicado o essencial da proposta de reforma estrutural do SNS apresentada pelo Conselho de Reflexão sobre a Saúde.

Seminário INSA e FCT - Falta-nos um Sistema Nacional de Investigação em Saúde?
Palestra de encerramento de um Seminário organizado pelo INSA e FCT na qual é apresentada de uma forma sucinta o desenvolvimento dos concursos a projectos de investigação lançadas desde 1991 pela Comissão de Fomento da Investigação em Cuidados de Saúde à qual presido.

Pluralismo Estruturado
Apresentação sucinta do conceito de pluralismo estruturado de Julio Frenk e J. L. Londoño.

Reforma dos Cuidados de Saúde - Carta de Ljubljana
Apresentação resumida dos critérios fixados pela OMS para promover qualquer reforma dos sistemas de prestação de cuidados de saúde.

Reformar a Saúde — As propostas do CRES
Comentário à não implementação das Recomendações para uma reforma estrutural do Sistema de Saúde Português, um ano após a sua apresentação ao Governo. Tem uma versão em Inglês.

Um Hospital Universitário, hoje - Hospital S. João
Discurso de abertura das Sessões Científicas conjuntas Faculdade de Medicina e Hospital de S. João, iniciativa de A. Sousa Pinto e Tomé Ribeiro.
Apresenta a evolução do conceito de doença e define o papel de um hospital onde tem de haver investigação e ensino. Foi feita uma publicação deste texto pela Faculdade de Medicina mas já não existem exemplares disponíveis.

Saúde em Mudança
Série de 14 artigos publicados no Jornal de Notícias nos quais é apresentada uma versão mais simples das propostas do livro do Conselho de Reflexão sobre a Saúde, destinada ao grande público, capaz de ser comunicativa sem deixar de ser rigorosa.

Comission Temporaire sur la Genétique Humaine - Testes genéticos pós-natais
Comunicação apresentada em Bruxelas no Parlamento Europeu num debate organizado por um Grupo de Trabalho de Deputados de vários países.
Apresento as posições do Conselho da Europa e da UNESCO sobre os aspectos éticos dos testes genéticos pré-natais.

A Protecção da Saúde como Direito Civilizacional
Comunicação apresentada na reunião das Comissões de Ética em Saúde.
Comenta as dificuldades postas às Comissões de Ética dos Hospitais quando tem de decidir e propõe a metodologia da complementaridade como solução que evita o consenso força ou consentido entre os membros.

Reunião Anual do Conselho Médico da MÉDIS
Comunicação feita à reunião anual do Conselho Médico da Médis, na qualidade de Presidente.
Discute as implicações éticas da cartografia do genoma humano, com uma nota sobre o papel do médico – assistente Médis.

Refundação do Sistema Nacional de Saúde
Texto de uma das “Conferências do Casino” organizadas na Figueira da Foz pelo Reitor da Universidade Internacional Prof. Guilherme de Oliveira.
Apresenta as linhas gerais da reforma estrutural da Saúde proposta pelo Conselho de reflexão sobre a Saúde (1996-1999).

Um Sistema de Saúde em Mudança
Intervenção num dos Colóquios do Fórum Económico da Saúde organizados pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian intitulado “Sistema de Saúde Português: continuidade ou reforma”.
Analisam-se as quatro funções intervenientes em qualquer sistema de saúde e as metodologias para a sua articulação em ordem a uma reforma estrutural.

Para uma Nova Cultura da Saúde
Discute, com algum desenvolvimento, a natureza da preocupação ética dos profissionais de saúde com os seres humanos vulneráveis, destacando o embrião humano in vitro sem projecto parental e os doentes terminais, ameaçados de eutanásia.

Recomendações para uma Reforma Estrutural
Faça aqui o download deste documento
(780KB)

 

Recomendações para uma Reforma Estrutural - Anexo (236KB)

 



« voltar